Aladino

Aladino era um rapaz muito pobre que vivia com a sua mãe. Aladino passava os dias a olhar para as janelas do palácio para ver a princesa, a rapariga mais bonita que alguma vez tinha visto. Um dia, estava a andar na rua quando foi chamado por um senhor muito bem vestido.
O senhor disse que era um mágico e que lhe podia dar muito ouro e diamantes se ele o ajudasse. O Aladino, que era muito esperto, desconfiou da generosidade do homem, mas como precisava do dinheiro para ajudar a sua mãe, seguiu o mágico. Foram até fora da cidade e, por entre as rochas, o mágico destapou uma argola que estava presa ao chão: “Levanta-a que aí dentro está o tesouro”. O Aladino obedeceu. Ao levantar a argola, abriu-se um buraco muito fundo na rocha. E o mágico disse: “Tens que descer até lá abaixo porque eu estou velho e não consigo. Lá dentro encontras todo o tipo de riquezas: Moedas de ouro, pérolas e diamantes. Podes ficar com o que quiseres. Preciso apenas que me encontres uma lâmpada de ouro”.
Aladino, desconfiado, desceu ao buraco e viu um tesouro magnífico. Depois de muito procurar, encontrou uma lâmpada de ouro. O mágico pediu para que Aladino a atirasse antes de subir. O rapaz, desconfiando que o mágico não o ajudava a sair do buraco disse-lhe que só lhe daria a lâmpada quando ele saísse de lá e com uma parte do tesouro, como estava prometido. O mágico irritou-se e fechou-lhe a porta do buraco: “Já que não fazes o que te digo, ficarás aí fechado para sempre”. Aladino ficou assustado e gritou por socorro, mas ninguém o ouvia. Sozinho e à espera que alguém o ajudasse, Aladino reparou que a lâmpada tinha algo escrito, mas como estava muito suja, não conseguia ler. Esfregou-a e, para seu espanto, surge-lhe um génio de dentro da lâmpada. “Sou o génio da lâmpada e estou aqui para satisfazer os desejos do meu amo”.
Aladino ficou muito surpreendido e pediu para que o génio o tirasse de dentro da gruta. Esse pedido foi logo satisfeito. Então Aladino pediu ao génio o maior palácio do reino e muitas riquezas para si e para a sua mãe. E, para que não lhe roubasse a lâmpada, Aladino pediu ao génio que enviasse o mágico que o tinha fechado na gruta para uma terra bem longe, de onde nunca pudesse regressar.
A riqueza do Aladino rapidamente chamou a atenção do Sultão que logo quis que se casasse com a sua filha, a princesa. Assim, Aladino casou com a princesa e o seu segredo nunca foi revelado.

Texto adaptado por Sónia Santos e Ricardos Domingos

Sem comentários: