A Bela Adormecida

Era uma vez um rei e uma rainha, que viviam tristes por não terem filhos, até que certo dia nasceu uma linda princesinha. Todo o reino ficou feliz e quando foi o baptizado, deram-lhe por madrinhas três fadas do reino. Os reis não quiseram convidar a quarta fada, uma fada muito má.
Mesmo assim, no dia da festa, a fada má apareceu e todos ficaram com medo do que pudesse fazer. Quando chegou o momento das fadas concederem os seus desejos à pequena princesa, a primeira fada madrinha concedeu-lhe a beleza, a segunda fada concedeu-lhe a graciosidade e a terceira fada disse que lhe concederia o seu desejo mais tarde, quando a princesa fosse crescida, porque já esperava que a fada má pudesse fazer mal à princesa.
Quando as fadas terminaram, a fada má levantou a mão e declarou que a princesinha, picaria a mão num fuso de um tear e morreria.
A terceira fada, então, declarou que, a princesinha não morreria, apenas ficaria adormecida e só acordaria com o beijo de um príncipe. Para que a sua filha não se picasse, o rei proibiu a utilização de fusos por todo o reino.
A jovem princesa cresceu, tornou-se muito bonita e quando fez 20 anos, o rei resolveu fazer uma grande festa num velho castelo. A princesa Aurora resolveu passear pelo castelo e subiu a uma torre, onde se encontrava uma velhinha que fiava com um fuso, porque nunca tinha ouvido a proibição do rei.
A princesa quis experimentar e mal pegou no fuso, picou-se no dedo e caiu, adormecida. E com ela, adormeceram todas as pessoas que estavam no castelo. Passou-se muito tempo, até ao dia em que um príncipe de um país vizinho passeava por ali e viu o castelo abandonado. Um camponês contou-lhe a história e disse que o castelo estava amaldiçoado pelo feitiço de uma fada má.
O jovem príncipe, que era muito valente, ficou curioso e resolveu entrar no castelo. Encontrou toda a gente a dormir. Continuou a andar pelo castelo e acabou por encontrar a princesa adormecida e ficou radiante com tanta beleza. Aproximou-se dela, ajoelhou-se e beijou-a com ternura. A princesa acordou com o beijo e o feitiço quebrou-se. Pouco a pouco, todo o castelo despertou e juntaram-se à princesa e ao príncipe. Algum tempo depois, a princesa e o príncipe casaram e viveram felizes para sempre.

Texto adaptado por Sónia Santos e Ricardo Domingos

Sem comentários: