Cinderela

Era uma vez uma linda menina que se chamava Cinderela e morava com a sua madrasta, que tinha duas filhas. Elas eram muito egoístas e como não gostavam de trabalhar, obrigavam a Cinderela a fazer tudo, trabalhando dia e noite, enquanto elas iam a festas e banquetes. Os seus únicos amigos eram os animais da casa e da floresta, com quem conversava e a ajudavam a passar o tempo.
Um dia, o rei organizou um grande baile para o príncipe escolher a sua noiva entre todas as jovens do reino. Mas a madrasta impediu a Cinderela de ir, pois tinha tarefas domésticas para terminar. Mandou-a fazer tanta coisa que jamais conseguiria terminar a tempo de ir ao baile. No entanto, os seus amiguinhos ajudaram-na a fazer toda a lida da casa. Acabaram tudo a tempo, mas Cinderela lembrou-se que não tinha vestido para o baile.
Quando estava na cozinha a chorar, apareceu a sua fada-madrinha. Agitou a varinha de condão e logo surgiu um belo vestido de noite. Agitou a varinha outra vez e uma abóbora que havia na cozinha transformou-se numa bela carruagem. À terceira vez, os amigos da Cinderela transformaram-se em belos cavalos. Assim, estava pronta para o baile. Mas a fada-madrinha deixou-lhe um aviso: “Tens de voltar para casa antes da meia-noite, porque o feitiço acaba”.
Quando Cinderela chega ao baile toda a gente fica pasmada a olhar para aquela bela rapariga. O príncipe fica logo encantado e convida-a para dançar. No palácio, a beleza e a simpatia da Cinderela conquistaram toda a gente e o príncipe dançou com ela toda a noite. O tempo passou depressa e o relógio do palácio começou a bater a meia-noite. Cinderela lembrou-se logo do aviso da fada - madrinha e, enquanto descia a correr a escadaria do palácio, deixou cair o seu pequeno sapato de cristal.
O príncipe pegou no sapato e decidiu que havia de casar com aquela rapariga da qual nem sabia o nome mas que tinha conquistado o seu coração. Procurou então a dona do sapato por todo o reino, experimentando-o em todas as raparigas. O sapato não servia a nenhuma delas. Finalmente chegou à casa onde morava a Cinderela. As irmãs experimentaram o sapato, mas os seus pés eram grandes demais. Faltava a Cinderela mas a madrasta não quis que experimentasse o sapato porque não tinha saído de casa. O Príncipe insistiu e para espanto da madrasta e das irmãs, o sapato ficou perfeito no pé da Cinderela. Vibrando de alegria, o príncipe pediu-a em casamento.
Então casaram e viveram felizes para sempre.

Texto adaptado por Sónia Santos e Ricardo Domingos

Sem comentários: