Rapunzel

Era uma vez um lenhador que vivia feliz com a sua mulher e a sua filha, Rapunzel, uma menina muito bonita e com tranças muito compridas. Ao lado da sua casa morava uma bruxa que era muito egoísta e invejava a felicidade da família. A bruxa tinha um quintal enorme, com um pomar cheio de frutas e construiu um muro bem alto, para que ninguém lá pudesse entrar. Um dia Rapunzel estava a brincar ao pé de casa e encontrou um buraco na vedação do quintal da bruxa. Decidiu entrar devagarinho e provar algumas maçãs. Fez isso durante vários dias até que a velha bruxa descobriu e apareceu à sua frente rodeada pelos seus corvos: “Então és tu que me roubas as maçãs! Vais ser castigada por isso: Vou-te levar para uma torre na floresta, sem porta e com apenas uma janela bem alta, para que não possas sair. E usarei as suas tranças como escada para ir ter contigo”.
E assim fez. A Rapunzel foi presa na torre e passava os dias a fazer tranças com o seu longo cabelo, enquanto cantava com os passarinhos. Todas as vezes que a bruxa queria visitá-la, ia até à torre e gritava: “Rapunzel! Atira as tuas tranças!”
A rapariga atirava as tranças e a bruxa usava-as para subir à torre. Um dia, muito tempo depois, passou por ali um príncipe que ouviu a Rapunzel a cantar. Ele ficou muito curioso para saber de quem era aquela linda voz. Cavalgou até à torre e percebeu que a pessoa que cantava estava presa lá no alto, sem nenhuma porta para entrar ou sair. Mas o príncipe ouviu um barulho e, escondido, pôde ver a velha bruxa gritar para a janela: “Rapunzel! Atira as tuas tranças!”
Na noite seguinte, o príncipe foi até à torre e imitou a voz da bruxa. Rapunzel obedeceu, atirou as tranças e surpreendeu-se ao ver o príncipe entrar pela janela. O príncipe contou que tinha ficado apaixonado pela sua voz e disse que queria continuar a vê-la. Os dois passaram a ver-se todos os dias, depois da bruxa sair da torre. Um dia Rapunzel, muito distraída, disse à bruxa que ela era mais pesada que o príncipe. Ao descobrir os encontros da rapariga, a bruxa cortou-lhe as tranças, chamou os seus corvos e ordenou-lhes que levassem Rapunzel para o deserto e que ficassem a guardá-la. O príncipe foi visitar Rapunzel, como fazia todas as noites. A bruxa segurou as tranças que tinha cortado da rapariga e atirou-as para que o príncipe subisse. Quando o príncipe chegou à janela, a bruxa largou as tranças e ele caiu da torre. Então o príncipe decidiu procurar a sua amada Rapunzel por todo o lado. Andou vários meses à procura, até chegar ao deserto. Conseguiu finalmente encontrá-la, mas os corvos não a deixavam fugir. O príncipe conseguiu afastar os corvos e levou a Rapunzel para o seu palácio. A bruxa egoísta ficou presa na torre, sem maneira de sair de lá e a Rapunzel e o príncipe viveram felizes para sempre.

Texto adaptado por Sónia Santos e Ricardo Domingos

Sem comentários: